Editoras, Associações e Sociedades Autorais

O que são “Editoras”?

Editoras são empresas que administram obras musicais. Elas são responsáveis pela liberação dessas obras para gravação ou sincronização, bem como são responsáveis pelo recolhimento dos pagamentos de direitos autorais em trabalhos fonográficos. Cabe ainda às editoras a pesquisa a respeito de possíveis utilizações indevidas de uma obra, assim como a tomada das medidas cabíveis, a fim de que o autor jamais seja lesado em seus direitos.
Em troca, as Editoras retém um percentual sobre todo os direitos auferidos por aquela obra.
A Editora pode ainda trabalhar junto a produtores fonográficos, com o objetivo de encaixar as músicas sob sua administração em trabalhos diversos.

Toda música gravada precisa ser editada?

Não. A edição de uma música é opcional. Entretanto é uma forma mais segura de se garantir o correto pagamento dos direitos autorais. Fica entretanto à escolha do autor, que pode preferir administrar sua própria obra.

Para editar uma música, basta querer?

Não. É necessário que seja também do interesse da editora deter a edição daquela obra específica. Uma edição implica em custos, e a editora, normalmente, só irá querer editar uma música da qual ela possa auferir alguma vantagem financeira. Portanto, é muito comum que nenhuma editora queira editar determinada música.

O que são as Sociedades Autorais?

As sociedades autorais são associações que congregam compositores, e que fazem o elo entre o ECAD e o autor. Portanto, o valor arrecadado pelo ECAD por execuções públicas, será repassado ao autor pela Sociedade a qual ele está filiado.

Atenção:

O ECAD é um arrecadador e distribuidor. Ele não efetua pagamentos a pessoa física. Portanto, se você não fôr filiado a nenhuma sociedade, você não terá como receber pagamento de direito autoral por execução, ficando este retido no ECAD até que o autor se filie a alguma sociedade.

Sociedades Autorais:

ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes – www.abramus.org.br
AMAR / SOMBRAS – Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes – www.amar.art.br
ASSIM – Associação de Intérpretes e Músicos – www.assimassociacao.org
SBACEM – Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música – www.sbacem.org.br
SICAM – Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais – www.sicam.org.br
SOCINPRO – Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais – www.socinpro.org.br
UBC – União Brasileira de Compositores – www.ubc.org.br